• Epidemiologia Estatística em Saúde

    O que faz o Técnico em Enfermagem?


    Confira!

O que faz o especialista em Epidemiologia Estatística em Saúde?

É o profissional que estuda os diferentes fatores que intervêm na propagação e no comportamento de doenças, avaliando a frequência, a distribuição geográfica, a evolução, os problemas e os meios de prevenção das doenças, além da identificação dos riscos. 


O especialista em Epidemiologia Estatística, com base em seus levantamentos, propõe diagnósticos administrativos, estratégicos e ideológicos que permitam sanar problemas ou melhorar os serviços de saúde associado às pessoas. 

Por que estudar Epidemiologia Estatística em Saúde?

A pesquisa epidemiológica ganhou grande importância nas últimas décadas. Isso se deve a grandes mudanças nos sistemas de saúde pública e empresas de negócios em saúde, onde a ênfase é cada vez mais colocada na prática baseada em evidências (medicina baseada em evidências) e no custo benefício.


Além disso, houve desenvolvimentos globais, como o rápido crescimento populacional e urbanização, a globalização da indústria agrícola e o aumento da mobilidade. Estes fatores aumentaram os riscos de doenças infecciosas e criaram oportunidades para o surgimento de novas doenças.


 A Epidemiologia também tem como hipertensão arterial, diabetes e doenças pulmonares obstrutivas crônicas (DPOC).

Pré-requisitos

O curso é direcionado a profissionais da área técnica da saúde, profissionais da Enfermagem, da Biomedicina, Fisioterapia e Técnico em Agente Comunitário.

Por dentro do curso

O Curso de Especialização Técnica em Epidemiologia Estatística em Saúde é reconhecido pelo MEC e fiscalizado pelo Conselho Regional de Enfermagem (COREN). Segue o decreto 3189/1999 que define as diretrizes de capacitação e atuação deste profissional. Conta, ainda, com o parecer técnico do Centro Paula Sousa. 


Tem carga horária de 440 horas, sendo 80 horas destinados a estágio. Durante o curso, o aluno aprende as seguintes disciplinas: Diretrizes políticas, Legislação do Trabalho e do Exercício Profissional; Epidemiologia e Estatística Aplicada a Saúde; Ciências Sociais e Psicologia Social;


Organização de Serviço de Saúde e Ética Profissional; Qualidade e Avaliação Epidemiológica dos Serviços de Saúde; Epidemiologia Descritiva; Epidemiologia Clínica; Métodos e Processos Aplicados à Produção Científica.

Diferenciais do curso

 Equipe de docentes altamente qualificada, formada por profissionais que atuam na área.


Aulas e materiais constantemente atualizados com base nas necessidades apontadas pelo SUS, que exige profissionais com capacidade de atuar nos diferentes setores, de forma a promover a melhoria dos indicadores de saúde e sociais, em qualquer nível do Sistema.



O que torna o 24 de Março ainda mais especial

Referência na formação de profissionais de Saúde:

O Colégio 24 de Março é reconhecido no mercado como um centro de formação em excelência

de profissionais na Saúde. Atuamos no mercado desde 1979 e já formamos mais de 245 mil alunos.


 

Excelente localização:

Todas as unidades do Colégio 24 de Março estão localizadas em pontos de fácil acesso.

 


Estágio garantido:

Todos os alunos aprendem também na prática.

A rede possui convênios com empresas da área, garantindo o estágio ao aluno.

 

Share by: