Por que fazer o Curso Técnico em Cuidados de Idosos?
A expectativa de vida dos brasileiros aumentou em três meses e quatro dias, de 2017 para 2018, alcançando 76,3 anos. Desde 1940, já são 30,8 anos a mais. Os dados são das Tábuas Completas de Mortalidade do IBGE, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Além destes dados geográficos, muitas famílias já entenderam ser necessário oferecer aos idosos um suporte diário e especializado, escolhendo para a função profissionais devidamente capacitados. Isto fez crescer e se fortalecer não só o atendimento doméstico, mas também o mercado de clínicas e residenciais para a terceira idade.
O Técnico em Cuidado de Idosos é o profissional capacitado para cuidar de idosos independentes ou dependentes, acamados ou não, nos aspectos físico, mental, cultural e social. Atua não apenas em residências, mas também em hospitais, clínicas e instituições de longa permanência.
Ele os acompanha em sua rotina diária, auxilia nos cuidados de higiene, estimula atividades de lazer e ocupacionais, além de zelar por sua autonomia e qualidade de vida. É capacitado, ainda, para executar atividades físicas que respeitem os limites funcionais do idoso.
O profissional cuida do ambiente em que fica o idoso, solicitando adequações que facilitem a sua mobilidade, minimizando situações de risco.
Também pode ficar sob sua responsabilidade executar os cardápios seguindo a orientação do nutricionista, administrar medicação conforme recomendações médicas, acompanhar e orientar o idoso no que tange aos serviços previdenciários e assistência social.
O Curso Técnico em Cuidados de Idosos é reconhecido pelo MEC e fiscalizado pelo Conselho Regional de Enfermagem (COREN). Conta com parecer técnico do Centro Paula Sousa.
O Curso dura, aproximadamente, dois anos e conta com uma carga horária de 1320 horas. São pré-requisitos para a matrícula: ter 18 anos completos (ou completar até o início das aulas), ter concluído o Ensino Médio ou estar em fase de conclusão.
Fazem parte do conteúdo curricular, entre outras disciplinas, Primeiros Socorros, Noções de Geriatria e Gerontologia, Noções de Nutrição e Dietética, Anatomia e Fisiologia Humana, Humanização e Mediação de Conflitos e Legislação do Idoso.
“A Instituição de Ensino dispõe de estrutura física apropriada para a oferta do Curso Técnico em Cuidados de Idosos e dos equipamentos básicos necessários ao desenvolvimento das atividades do curso ... “
Trecho do parecer técnico emitido pelo Centro Paula Souza, que aprovou o curso a pedido do MEC/Delegacia Regional de Ensino
- Prepara o aluno para acompanhar o idoso em todas as suas necessidades, não apenas com foco nos acamados.
- Estágio garantido, com supervisão de profissionais capacitados, em hospitais, clínicas particulares, unidades de enfermagem, clínicas médicas e cirúrgicas, Unidades Básicas de Saúde ( UBS) , Unidades de Saúde Mental, Casas de Repouso e demais setores.
Todos os direitos reservados | Colégio 24 de Março