Desde 1979

Ensinando Gente a Cuidar de Gente!

Por que fazer o Curso Técnico em Segurança do Trabalho?

Cada vez mais, as empresas estão investindo em ações concretas a fim de garantir a saúde, segurança e qualidade de vida no ambiente de trabalho. Está comprovado que ambientes assim colaboram de forma significativa para manter os colaboradores motivados, além de aumentar a percepção positiva no que tange à imagem desta organização pelos clientes e no mercado.

O piso salarial do Técnico em Segurança do Trabalho é definido pelos sindicatos da categoria. Varia conforme o estado ou cidade de atuação e o setor – comércio, indústria, hospitais, etc. No Estado de São Paulo, o salário médio é de R$ 3,3 mil.  O Técnico em Segurança do Trabalho também pode trabalhar como autônomo, ampliando suas possibilidades de remuneração.

Por dentro do curso

O Curso Técnico em Segurança do Trabalho é reconhecido pelo MEC. Segue a Lei 7410/1985, que regulamenta o exercício da profissão do Técnico em segurança do trabalho e a Portaria 3.275, de 21 de setembro de 1989 – que define as atividades deste profissional. Conta, ainda, com o parecer técnico do Centro Paula Sousa.

O curso se fundamenta na visão do técnico em segurança do trabalho como um profissional empreendedor, conhecedor nas normas regulamentadoras e com perfil dinâmico para atuação em diversos ramos de atividades.

A formação dura, aproximadamente, 18 meses e tem uma carga horária de 1340 horas em aulas teóricas e práticas em laboratórios de higiene ocupacional, de combate a incêndio e o de suporte básico à vida/primeiros socorros. O estágio não é obrigatório.

São pré-requisitos para a matrícula: ter 18 anos completos (ou completar até o início das aulas), ter concluído o Ensino Médio ou estar em fase de conclusão.

Diferenciais do curso

“A estrutura curricular proposta pela Instituição (Colégio 24 de Março) atende com sobras as exigências do mercado, bem como ao que sugere a Legislação para o Curso Técnico em Segurança no Trabalho”.

Trecho do parecer técnico emitido pela Faculdade de Tecnologia

Carlos Drummond que aprovou o curso a pedido do MEC/Delegacia Regional de Ensino

- O curso do Colégio 24 de Março forma técnicos aptos a trabalhar como autônomos ou em equipes multiprofissionais.

- Laboratórios completos para ensinar, na prática, a atividade do Técnico em Segurança do trabalho:

higiene ocupacional, combate a incêndio e o de suporte básico à vida/primeiros socorros.

- Equipe de docentes altamente qualificada e formada por profissionais atuantes na área, totalmente capacitados para ajudar o aluno no trabalho de conclusão de curso.

- O aluno participa de eventos e feiras, projetos sociais internos e externos e campanhas de conscientização para tornar seu aprendizado ainda mais eficiente.

O que torna o 24 de Março ainda mais especial

Referência na formação de profissionais de Saúde:

O Colégio 24 de Março é reconhecido no mercado como um centro de formação de excelência de Técnicos.

Está no mercado há 40 anos e já formou mais de 200 mil profissionais.

Excelente localização:

Todas as unidades do Colégio 24 de Março estão localizadas em pontos de fácil acesso.

Estágio garantido:

Todos os alunos aprendem também na prática. A rede possui convênios com empresas da área, garantindo o estágio ao aluno.

Sexta-feira livre:

Neste dia da semana, os alunos são orientados a se dedicar, em casa, às atividades online que complementam a base curricular do curso. Disponibilizamos Docentes Tutores de plantão nas unidades, para esclarecimento de dúvidas geradas nas aulas da semana.

O que faz o Técnico em Segurança do Trabalho?

O Técnico em Segurança do Trabalho tem como missão prevenir acidentes e doenças do trabalho em empresas de todos os portes e segmentos.

Cabe ao Técnico em Segurança do Trabalho, com base nas legislações vigentes e orientações de saúde, identificar, avaliar e controlar eventuais riscos. Além disso, deve interagir com os colaboradores – por meio de ações educativas e outras medidas – a fim de também envolvê-los na busca por um ambiente de trabalho livre de acidentes e doenças ocupacionais.

O profissional pode atuar em hospitais, clínicas e ambulatórios; no comércio, como padarias, farmácias e lojas; consultorias; construtoras; metalúrgicas; condomínios residenciais e empresariais; shoppings; mineradoras; indústrias diversas; órgãos públicos; escolas e faculdades; empresas de prestação de serviço de diversos ramos.

Nossa Missão