Por que fazer o Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde?

O Governo Federal implantou oficialmente, em 1991, o Programa de Agentes Comunitários de Saúde com a finalidade de buscar alternativas para melhorar as condições de saúde das comunidades.

Atualmente, a profissão é uma das mais estudadas pelas em todo o país. E, cada vez mais, é vista como fundamental, já que este profissional faz um trabalho importante de interlocução entre governo e comunidade.

Na cidade de São Paulo, um agente comunitário de saúde ganha entre R$ 1553,63 a R$ 2572,51 para uma jornada de 40 horas semanais. Entre os meses de abril e novembro de 2019, houve um aumento de 22,31% nas contratações formais de acordo com a Catho.

Por dentro do curso

O Curso Técnico em Agente Comunitário é reconhecido pelo MEC e fiscalizado pelo Conselho Regional de Enfermagem (COREN). Segue o decreto 3189/1999 que define as diretrizes de capacitação e atuação deste profissional. Conta, ainda, com o parecer técnico do Centro Paula Sousa.

A formação dura, aproximadamente, dois anos. É dividido em três módulos e conta com uma carga horária de 1320 horas.

São pré-requisitos para a matrícula: ter 18 anos completos (ou completar até o início das aulas), ter concluído o Ensino Médio ou estar em fase de conclusão.

Fazem parte do conteúdo curricular, entre outras disciplinas, Políticas Públicas e Estratégia de Saúde da Família; Fundamentos do Trabalho do Agente Comunitário de Saúde; Psicologia e Ética; Vigilância Sanitária e Zoonoses; Epidemiologia Aplicada; Higiene e Segurança do Trabalho; Primeiros Socorros; Saúde do Idoso, da Mulher e Saúde Mental.

Diferenciais do curso

“A instituição possui estrutura necessária para o desenvolver do curso ... Apresenta Laboratório de Enfermagem que pode ser utilizado para vários componentes curriculares, com o intuito de aulas mais dinâmicas ... O plano de curso encontra-se bem estruturado”

Trecho do parecer técnico emitido pelo Centro Educacional de Adamantina/UNIFAI,

que aprovou o curso a pedido do MEC/Delegacia Regional de Ensino

- O curso do Colégio 24 de Março forma técnicos aptos a colaborar com a melhoria da promoção da saúde em toda a rede pública.

- Laboratórios completos de Enfermagem para ensinar, na prática, a atividade do Agente Comunitário de Saúde.

- Equipe de docentes altamente qualificada e formada por profissionais atuantes na área, totalmente capacitados para ajudar o aluno no trabalho de conclusão de curso.

O que torna o 24 de Março ainda mais especial

Referência na formação de profissionais de Saúde:

O Colégio 24 de Março é reconhecido no mercado como um centro de formação de excelência de profissionais de Saúde. Está no mercado há 40 anos e já formou mais de 200 mil profissionais.

Excelente localização:

Todas as unidades do Colégio 24 de Março estão localizadas em pontos de fácil acesso.

Estágio garantido:

Todos os alunos aprendem também na prática. A rede possui convênios com empresas da área, garantindo o estágio ao aluno.

Sexta-feira livre:

Neste dia da semana, os alunos são orientados a se dedicar, em casa, às atividades online que complementam a base curricular do curso. Disponibilizamos Docentes Tutores de plantão nas unidades, para esclarecimento de dúvidas geradas nas aulas da semana.

O que faz o Agente Comunitário de Saúde?

A prevenção de doenças e a promoção da saúde numa determinada comunidade é a principal atribuição do Agente Comunitário de Saúde, profissional indispensável nas equipes das Unidades Básicas de Saúde do SUS.

Por meio de ações educativas, ele tem por objetivo mobilizar as pessoas, orientá-las e disseminar informações a fim de prevenir doenças e evitar riscos sanitários. Atua, ainda, no sentido de facilitar o acesso da comunidade aos serviços de saúde existentes.

Os dados sociais, demográficos e de saúde coletados e analisados pelo Agente Comunitário e Saúde ajudam a elaborar ações e campanhas na comunidade, bem como identificar a necessidade de cuidados especiais para todos que nela vivem ou para grupos específicos.